Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

sábado, 1 de maio de 2010

CULTURA, MEMÓRIA E DESENVOLVIMENTO - O Projeto


Museu Histórico Thiago de Castro é Ponto de Cultura

Projeto:
Cultura, Memória e Desenvolvimento –
Ações de Preservação do Patrimônio Cultural no Museu Histórico Thiago de Castro

Considerações Gerais: Ponto de Cultura é uma iniciativa pública ou privada, sem fins lucrativos que desenvolve atividades de formação, produção e difusão cultural junto à comunidade. Tal iniciativa faz parte do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, que assume a cultura, a educação e a cidadania, enquanto incentiva, preserva e promove a diversidade cultural brasileira, com o objetivo de desesconder o Brasil, através do reconhecimento de suas diversas manifestações culturais, apoiando dessa forma, iniciativas culturais que envolvem a comunidade em atividades de arte, cultura, cidadania e economia solidária.

A Associação Amigos do Museu Histórico Thiago de Castro aprovou através do Edital nº 01/08, de 20 de outubro de 2008 do Estado de Santa Catarina, o Projeto Cultura, Memória e Desenvolvimento – Ações de preservação do patrimônio cultural no Museu Histórico Thiago de Castro, concedendo ao Museu Histórico Thiago de Castro a condição de Ponto de Cultura. O projeto aprovado visa desenvolver ações de valorização e preservação do patrimônio cultural de Lages e região serrana tendo como referência os acervos que compõe o Museu Histórico Thiago de Castro (MTC).

Breves considerações acerca do Museu - acervos e atividades: Em atividade na cidade de Lages desde a década de 1940, o Museu foi oficialmente aberto ao público em 1960, na ocasião de comemorações acerca da cidade. Com acervo derivado da coleção particular de Danilo Thiago de Castro, o Museu tornou-se, pela amplitude e diversidade de suas peças e documentos, um dos mais importantes acervos particulares da região serrana e estado de Santa Catarina.

No ano em que comemoramos 50 anos de atividades culturais e educacionais em favor da difusão e preservação do patrimonial cultural de Lages e região serrana, o Museu inicia seus trabalhos como Ponto de Cultura. Nas atividades propostas para execução do Ponto de Cultura, está priorizada uma ação participativa, em que a relação da comunidade com o Museu é incentivada e fomentada na intenção de estabelecer um conhecimento plural acerca do patrimônio cultural, sua identificação, valorização e preservação.

Atividades do Ponto de Cultura do Museu - comunidade, patrimônio e educação: As ações propostas pelo Ponto de Cultura do Museu Histórico Thiago de Castro buscam ampliar o acesso de estudantes do ensino fundamental/médio e comunidade em geral aos acervos do Museu, através de visitas mediadas e oficinas temáticas direcionadas aos diferentes aspectos da memória e do patrimônio cultural de Lages e demais municípios da região serrana. Procuram também implementar ações de formação de professores e agentes culturais dos municípios abrangidos pelas SDRs de Lages e São Joaquim, através de palestras e oficinas desenvolvidas em seminários para incentivar a reflexão acerca da prática museal e patrimonial nestas cidades. Por fim, buscam desenvolver ações de documentação da história local através do registro das diferentes atividades promovidas e realizadas pelo Núcleo de Preservação Permanente que será constituído com a mobilização de estudantes, professores e comunidade em geral que trabalharão em conjunto com o Museu, na elaboração de propostas de preservação do patrimônio cultural de Lages e região serrana.

Com isso, o MTC pretende desenvolver ações de valorização e difusão da memória e do patrimônio cultural, realizando atividades que possibilitem o diálogo, a criatividade e a interatividade entre Museu e a comunidade. Nessa perspectiva o projeto reconhece na relação Museu e comunidade as bases para o fortalecimento da identidade cultural, contribuindo para que os sujeitos dessa realidade social sejam pares no processo de produção de conhecimento e preservação desse patrimônio. Portanto, ao propor uma ação museológica, salientando sua dimensão educativa como resultante da participação e reflexão dos sujeitos (comunidade), busca-se gerar um diagnóstico da realidade social trabalhada com referência nas necessidades e anseios apresentados durante o processo de desenvolvimento do projeto, produzindo, dessa forma, instrumentos que garantam a transformação desse meio social, seja pela atuação cultural, seja pelo aporte educacional inerente a sua execução.

Breve descrição das atividades – Ano 1 – 2010


1 – Núcleo de Preservação Permanente
1.1 – Descrição: A formação do Núcleo se dará através da mobilização de estudantes, professores e comunidade. A proposta de constituição do Núcleo está focada na perspectiva de ação participativa, em que os sujeitos envolvidos protagonizem o processo de execução das atividades, compartilhando experiências, percepções e sentidos acerca do patrimônio cultural da cidade de Lages e região serrana, tendo como possibilidade de referência os acervos do MTC. O objetivo é desenvolver ações educativas que sejam capazes de dialogar com diferentes públicos apresentando múltiplos olhares e sentires acerca do patrimônio cultural.

A partir disso, o Núcleo estará permanentemente em contato com os acervos do Museu através de atividades educativas, visando a problematização de temáticas acerca da memória, do patrimônio material e imaterial, da história local e dos meios e formas de valorização e preservação do patrimônio cultural de Lages e região serrana. O número de participantes do Núcleo dependerá da adesão dos interessados, não ultrapassando 20 participantes.

1.1.1 – Período ano de 2010: Abril a Dezembro


2 – Visitas Temáticas
2.1 – Descrição: A realização das visitas temáticas amplia os atendimentos que periodicamente o MTC desenvolve de forma sistemática desde 1998. O atendimento a grupos de diferentes níveis de escolaridade é uma prática que o Museu sempre manteve, sendo realizado por muitos anos por Danilo Thiago de Castro, responsável pela aquisição e preservação dos bens culturais que compõe o vasto acervo do Museu. A partir de 2003, o Museu procurou qualificar o atendimento educativo, organizando as pautas de atendimento com base nas temáticas desenvolvidas em sala de aula, sistematizando os horários e os temas de visitas juntamente com os professores que agendavam as visitas. As visitas previstas para as atividades do Ponto de Cultura serão oferecidas 4 vezes por semana nas quartas-feiras, alternando atendimentos entre o período matutino e vespertino, sendo possível agendamentos no período noturno. O número de participantes por grupo de atendimento será de 20 a 30 pessoas.

2.1.1 - Período ano de 2010: Abril a Dezembro


3 – 1º Seminário Regional de Preservação da Memória e do Patrimônio Cultural
3.1 – Descrição: A realização do 1º Seminário Regional de Preservação da Memória e do Patrimônio Cultural pretende se constituir numa oportunidade de reflexão e troca de experiências acerca das ações culturais desenvolvidas na região serrana que problematizam o patrimônio (material e imaterial) no segmento educativo como uma importante ferramenta de transformação social e formação cidadã. Objetiva dessa forma fomentar as iniciativas de valorização e preservação desse patrimônio bem como, contribuir para o desenvolvimento de mecanismos de incentivo à cultura na cidade de Lages e demais municípios da região serrana.

3.1.1 – Período ano de 2010: Agosto (data provisória com possibilidade de alteração)


4 – Oficinas Educativas e Culturais
4.1 – Descrição: As oficinas educativas e culturais serão oferecidas aos professores (rede pública e privada) e produtores culturais da cidade de Lages e região serrana. As temáticas abordadas nas oficinas discutem questões acerca do Museu, Patrimônio Cultural e Memória, objetivando ampliar a reflexão referente às possibilidades da educação patrimonial no processo de ensino formal e oportunizar aos professores e produtores culturais um espaço para troca de experiência e especialmente para criação de ações que qualificam o processo de aprendizagem em espaços não formais, como o Museu por exemplo.

As duas oficinas oferecidas no ano de 2010 serão realizadas em Lages nas dependências do Museu Histórico Thiago de Castro, com carga horária de 04 horas cada. Serão oferecidas 30 vagas, sendo 20 destinadas aos professores da rede pública, 05 para os professores da rede privada e 05 para produtores culturais. Há possibilidade de remanejamento das vagas de acordo com a demanda de interesse, não ultrapassando, porém, o número de 30 participantes por oficina. As inscrições serão efetuadas por telefone ou na recepção do Museu, conforme divulgação oportuna.

4.1.2 – Período ano de 2010: 29 de Outubro e 12 de Novembro

__________________________