Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Pontão de Cultura da UFSC Realiza Oficina em Lages



Dia 08 de maio de 2010, a equipe do Pontão de Cultura da UFSC realizou em Lages, na sede da CDL na Cel Córdova, sua Oficina de Trocas com professores, oficineiros, monitores, administradores, coordenadores, etc., dos Pontos de Cultura e demais instituições que trabalham com cultura e sociedade (Ações Griô, Casas Brasil, Ong's, grupos de economia solidária, entre outras) na região.

Durante a programação, como uma forma de divulgação de trabalho e de vivência em novas práticas, foi realizada uma

Visita Mediada ao Museu Histórico Thiago de Castro
MTC - Ponto de Cultura - Cultura, Memória e Desenvolvimento,

e realizadas também as apresentações artísticas:

Praga de Mãe | Teatro de Bonecos
Menestrel Faze-Dô - Ponto de Cultura Menestrel Circula-Dô;

Sadi e Zé Profeta | Griôs
Matakiterani - Ponto de Cultura - Cultura Popular no Rumo de João Maria; e

Invernada Artística
CTG Anita Garibaldi - Ponto de Cultura - Cultura Nativa no Caminho das Tropas.

As oficinas trabalhadas foram: Mídia e Cultura, Software Livre e Apropriação Tecnológica, além de uma conversa sobre Cultura, Gestão e Economia Solidária.

Oficinas

CULTURA, GESTÃO E ECONOMIA SOLIDÁRIA
Tem por objetivo proporcionar suporte conceitual aos atuantes dos Pontos de Cultura e outras organizações, que lhes ajude a se planejar e se organizar dentro de uma perspectiva de longo prazo, constituindo processos de trocas dentro de uma dimensão solidária, justa e autogestionária de produção cultural e geração de renda.

MÍDIA E CULTURA: CRIAÇÃO, MEMÓRIA E CIRCULAÇÃO
Oficinas a fim de preparar os participantes a identificar e fazer registros em áudio ou audiovisual da atividade da cultura popular e regional, focando na importância de valorizar e potencializar os saberes locais, para que estes possam se revitalizar através da circulação nas redes que hoje existem, contribuindo para a transformação do patrimônio cultural imaterial em patrimônio material.

SOFTWARE LIVRE E APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA
Apresentação de conceitos, idéias e práticas do software livre apontando sobre a necessidade de sensibilização para aspectos ideológicos do software livre e posicionamento de estratégias de independência tecnológica que perpassam o cotidiano de instituições de atuação pública, em especial as ligadas a cultura, educação e cidadania. E ainda, a manipulação dos artefatos tecnológicos digitais e sua interação com softwares livres.