Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

sábado, 24 de abril de 2010

5ª Semana do Museu Histórico Thiago de Castro - 17 a 23 maio 2010

.
Aquilo que sonhamos alimenta a realidade. Portanto, ouse pensar no desejável!


Harmonia, de acordo com o dicionário Aurélio, significa “disposição bem ordenada entre as partes de um todo”. Mas também pode significar: arte de ordenar os acordes musicais, boa disposição, ordem agradável à vista, coerência, etc. Respeitando as possíveis variantes do termo, um entendimento específico fica evidente: harmonia sugere uma relação qualificadora.

Nesse sentido, o tema sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para a 8ª Semana Nacional de Museus, “Museus para Harmonia Social”, lança um desafio oportuno para a comunidade museológica, uma vez que salienta de imediato o papel mediador que os Museus cumprem junto à sociedade. Com base no tema proposto pelo ICOM e no movimento Crie Futuros, que se caracteriza como um movimento internacional de pessoas, comunidades e instituições para motivar, mobilizar, provocar inovações e identificar oportunidades em favor a ações que qualificam a condição humana e sua relação com o meio ambiente, a programação da 5ª Semana do Museu Histórico Thiago de Castro, de 17 a 23 de maio de 2010, mais que um evento comemorativo, pretende ser uma oportunidade de reflexão e criação acerca da realidade social local em suas dimensões culturais e educativas. Nesse sentido as atividades da 5ª Semana do Museu serão abordadas dentro das seguintes temáticas: Museu, Patrimônio Cultural e Cidade; Museu, Educação e Pesquisa, e Museu, Arte e Sociedade.

Como resultante dessas ações, será organizado o registro de um futuro desejável pautado na seguinte provocação: “Se tudo fosse possível, como gostaria que as coisas fossem?" Ao término das atividades e reunida as diferentes sugestões apresentadas, o Museu Histórico Thiago de Castro, publicará o resultado desse querer no site WikiFuturos, ferramenta da Rede Crie Futuros que objetiva constituir um banco de dados com as sugestões de futuros desejáveis num processo de mobilização da inteligência e criatividade coletiva.

É com essa inspiração e com a colaboração de nossas parcerias e apoiadores que realizaremos a 5ª Semana do Museu Histórico Thiago de Castro e faremos dela um momento de reflexão e aprendizado.

Venham participar conosco!


5ª SEMANA DO MUSEU HISTÓRICO THIAGO DE CASTRO
Programação Geral


PALESTRAS

Palestra de Abertura
Fragmentos da Memória Lageana: lugares e cenários da história de uma cidade
Fabiano Teixeira dos Santos (Divisão Técnica do IPHAN – SC)
Ementa: A partir da contextualização de edificações, ruas, praças e cenários urbanos de relevância histórica, propõe-se a reflexão sobre os valores e o potencial destes elementos para a preservação da Memória e a afirmação da Identidade Cultural de Lages. Mais do que isso, apropriar-se do Patrimônio Cultural da cidade como agente capaz de promover a qualificação da condição humana quanto indivíduo, sociedade e na sua relação com o meio ambiente, conforme propõe o ICOM.
Data: 17 de Maio de 2010
Horário: 19:45h
Local: Auditório da Fundação Cultural de Lages

Palestra de Encerramento
Museu, Educação e Pesquisa: construir parcerias, um grande desafio?
Elison Antonio Paim (Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina)
Ementa: Relações entre museus e escolas: possibilidades de atividades conjuntas e integração através da pesquisa.
Data: 21 de Maio de 2010
Horário: 19:45h
Local: Auditório da Fundação Cultural de Lages

APRESENTAÇÃO MUSICAL

Curso de Música da Universidade do Planalto Catarinense
Andrey Garcia e acadêmicos do curso de Música da UNIPLAC 
Data: 17 e 21 de Maio de 2010
Horário: 19:15h
Local: Auditório da Fundação Cultural de Lages

APRESENTAÇÃO CULTURAL

Associação Cultural Matakiterani
Gilson Máximo e Adilson Freitas
Ementa: Atividade do Ponto de Cultura - Cultura Popular no Rumo de João Maria que tem por objetivo reunir pessoas que contam causos, estórias, canções, décimas, trovas, poemas e quaisquer modos de narrativa num espaço de troca dos saberes, experiências e afetos. A atividade é aberta a todos os interessados e ocorre de forma livre e itinerante, com gestão compartilhada, sob a orientação da Matakiterani Associação Cultural.
Data: 22 de Maio de 2010
Horário: 15:00h
Local: Sala de Guerras e Ofícios – MTC

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Releituras do Bolshoi Brasil
Fotógrafa: Adriana Passos
Ementa: Com o olhar voltado para a Escola do Teatro Bolshoi, coloco o meu coração e o meu pensamento dando mais importância a esta escola de estrela. Assim, a fotografia, que é pensamento e criação passa a ter beleza, conceito e atitude, transformando imagens fotográficas em obras de arte. (...) procurei o melhor ângulo em momentos descontraídos, outras elaboradas e pensadas através da luz natural. Sempre em busca de texturas e cores para criar um efeito diferenciado através do reflexo. (...) em minhas imagens, o objetivo é criar texturas pictóricas sem o uso de Photoshop. A câmera é o meu pincel, e a imagem minha tela onde crio e arrisco vôos cada vez mais arrojados. 
Data: 17 a 23 de Maio de 2010
Horários: 08:30h às 12:00h / 13:30h às 17:30h / 19:00h às 21:00h
Local: Hall de Entrada – MTC

OFICINAS

Inscrições Gratuitas para as oficinas
Período: 05 a 14 de Maio de 2010
Horário: 09:00h às 13:30h e das 14:00h às 17:00h
Responsável: Carla Souza
Local: Na recepção do MTC ou pelo
telefone: (49) 3222-7603


Oficina 1
A importância do processamento de fontes na construção de um documentário audiovisual
Ministrante: Fernando Leão (Associação Cultural Serra Arte)
Ementa: A partir do documentário O Chão de minha terra: a vida de Nereu Ramos, relacionamos a importância na busca e organização das fontes que farão parte da obra a ser realizada em um suporte audiovisual, da ideia inicial ao roteiro final.
 Data: 18 de Maio de 2010
Horário: 09:00h às 11:00h / 14:00h às 16:00h
Local: Sala de Guerras e Ofícios – MTC


Oficina 2
Para além da memória a harmonia social
Ministrantes: Maria Aparecida Gomes, Maria Odete da Costa, Ângela Mara Gomes, Nanci Alves da Rosa e Valdirene da Silva Vieira (Núcleo de Estudos AfroBrasileiros)
Ementa: Memória - História de vida – Cultura – Identidade – Harmonia Social
Data: 18 de Maio de 2010
Horário: 09:00h às 11:00h / 14:00h às 16:00h
Local: Sala de Som e Imagem – MTC


Oficina 3
Reorganizando a imagem e o objeto
Ministrante: Rudimar Cifuentes (Serviço Social do Comércio)
Ementa: “Somente a ação inteligente e empática do professor pode tornar a Arte ingrediente essencial para favorecer o crescimento individual e o comportamento de cidadão como fruidor de cultura e conhecedor da construção de sua própria nação(...)” Ana Mãe Barbosa .“Para olhar poeticamente você tem que se dispor a isso. Pra fazer a obra demora e exige tempo. Exige tempo para ver. Exige tempo para que o trabalho se revele para você...” Carlos Vergara. A partir do pensamento de Ana Mãe Barbosa e Carlos Vergara, vamos nos deliciar com a possibilidade de reorganizar a imagem e o objeto do qual estaremos utilizando como meio de fruição estética, principalmente sobre nossa conscientização em relação homem e natureza.
Data: 20 de Maio de 2010
Horário: 09:00h às 11:00h / 14:00h às 16:00h
Local: Sala de Guerras e Ofícios – MTC


Oficina 4
Avental Animado – História de Lages
Ministrantes: Guigui Fernandes e Camilo Machado (Grupo de Teatro Menestrel-Fazedô)Ementa: A história de Lages e Região contada através de figuras sobre um avental. Vai discorrendo sobre o que leu nos livros e o que escutou sobre os fatos que construíram a história da cidade e da região. Dos tempos dos índios aos colonizadores. Do Tropeirismo à Exploração da Madeira. Passando pelas Revoluções e Guerra do Contestado. Tudo isso é recontado no Avental Animado que, assumindo uma linguagem simples de Figuras Animadas, Música tocada e cantada e o Jogo Teatral Interativo, discorre sobre a história de forma simples, direta, reflexiva e brincante.
Data: 20 de Maio de 2010
Horário: 09:00h às 11:00h / 14:00h às 16:00h
Local: Sala de Mobília e Utensílios – MTC


Oficina 5
Arte de sonhar, meios de ensinar: o trabalho com fontes diversas
Ministrante: Sara Nunes (Associação Cultural Serra Arte)
Ementa: O ofício do professor de história é permeado pelo grande compromisso de produzir significados sobre a trajetória humana, de forma que tal conhecimento proporcione o exercício da cidadania. Em pleno século XXI somos desafiados constantemente por novas tecnologias e diversos questionamentos. A proposta desta oficina é trabalhar alguns recursos possíveis (fontes) que possibilitem ações inovadoras e sensíveis no cotidiano escolar.
Data: 20 de Maio de 2010
Horário: 19:00h às 21:00h
Local: Sala do Arquivo de Pesquisa – MTC


Oficina 6
Para além da memória a harmonia social
Ministrantes: Maria Aparecida Gomes, Maria Odete da Costa, Ângela Mara Gomes, Nanci Alves da Rosa e Valdirene da Silva Vieira (Núcleo de Estudos AfroBrasileiros)
Ementa: Memória - História de vida – Cultura – Identidade – Harmonia Social
Data: 20 de Maio de 2010
Horário: 19:00h às 21:00h
Local: Sala de Som e Imagem – MTC

CINEMA NO MUSEU

Inscrições Gratuitas para o Cinema no Museu
Período: 05 a 14 de Maio de 2010
Horário: 09:00h às 13:30h e das 14:00h às 17:00h
Responsável: Carla Souza
Local: na recepção do MTC ou pelo
telefone: (49) 3222-7603

Ementa: A exibição de filmes na programação da Semana do Museu Histórico Thiago de Castro é viabilizada pelo projeto “A Escola vai ao Cinema”, desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio - SESC, tendo como principal característica favorecer o aspecto sócio-educativo da ação cultural. Promover o desenvolvimento desse projeto durante a Semana é oportunizar ao espaço museológico o debate, a reflexão e a democratização da produção cultural, contribuindo para uma formação social mais crítica e politizada. Os filmes que serão exibidos na 5ª Semana do Museu buscam inspirar crítica e esteticamente o público, favorecendo a reflexão acerca da condição humana e sua relação com o meio ambiente natural e social. São filmes de longa, média e curta metragem, de ficção e documentário, que provocarão o público a pensar e criar sugestões e ações que contribuam para um desenvolvimento social mais qualificado e integrado, onde o respeito e o cuidado sejam valores orientadores deste processo.

Realização: SESC - Serviço Social do Comércio e MTC - Museu Histórico Thiago de Castro

Data: 17 de Maio de 2010
Horário: 09:00h às 11:00h / 14:00h às 16:00h
Público: Educação Infantil, Séries Iniciais e Comunidade em Geral

Data: 19 de Maio de 2010
Horário: 09:00h às 11:00h / 14:00h às 16:00 h
Público: Ensino Fundamental e Comunidade em Geral

Data: 19 de Maio de 2010
Horário: 19:00h
Público: EJA e Comunidade em Geral

Data: 21 de Maio de 2010
Horário: 09:00h às 11:00h / 14:00h às 16:00h
Público: Ensino Médio e Comunidade em Geral

Maiores Informações
MTC - Museu Histórico Thiago de Castro
Rua Hercílio Luz, esquina Benjamin Constant, s/nº
Centro – Lages/SC – Térreo do antigo prédio do Fórum
Telefone: (49) 3222-7603


Apoio