Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

quinta-feira, 13 de maio de 2010

2º Fórum Estadual de Museus de Santa Catarina - Joinville, de 14 a 16 junho 2010


A realização em Joinville, de 14 a 16 junho 2010, do 2º Fórum Estadual de Museus, em Santa Catarina, vem acontecer num momento de grande efervescência das políticas culturais, demonstrada na preocupação que os setores responsáveis pelas políticas públicas de todas as esferas têm adotado. Desde a organização de palestras, seminários e fóruns onde a sociedade civil está discutindo e contribuindo na formação das diretrizes e bases que nortearão a cultura dentro em breve. Este processo tem se difundido e intensificado, desde os municípios mais necessitados desses esclarecimentos até os mais estruturados, onde essas oportunidades criaram desdobramentos imperceptíveis, até então.

As instituições museológicas de Santa Catarina têm acompanhado e participado de todas as etapas que compõe esses debates, sendo o 2º Fórum Estadual de Museus um marco concreto para as articulações, diálogos e reflexões entre os profissionais atuantes em museus, centros culturais e instituições afins no Estado.

Com a temática Patrimônio Cultural, Museus e Direitos Humanos, o Fórum pretende viabilizar o desenvolvimento e a percepção do ser humano através de seu auto-reconhecimento nos patrimônios materiais e imateriais que dialogam através dos bens culturais e documentos, quer estejam nos museus, casas de memória, nos relatos orais ou nos inúmeros fazeres de uma sociedade tão rica e diversificada culturalmente, como é a de Santa Catarina.

Também é finalidade do evento promover a atualização de informações da política pública federal, com a criação do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, do Estatuto de Museus e da Política Estadual de Museus (PEM), estabelecida no 1º Fórum Estadual de Museus, em 2005, assim como promover grupos de discussão (GD´s) sobre as diretrizes propostas pela PEM:

1. Capacitação e Formação;
2. Gestão;
3. Financiamento e Fomento;
4. Democratização do Acesso aos Bens Culturais;
5. Acervo;
6. Pesquisa.

Além disso, o SEM/SC tem o compromisso de promover na ocasião Assembléia Geral de seu Comitê Gestor, composto por representantes das instituições museológicas de Santa Catarina quanto à organização, diretrizes e metas para o desenvolvimento de políticas públicas que fortaleçam o setor, em consonância com a atual Política Nacional de Cultura, que institui o Sistema Brasileiro de Museus.

Promover a comunicação entre museu, memória, patrimônio cultural e sociedade é uma forma concreta de colaborar na transformação social de cada ser humano, e é por essas, e outras razões, que a organização de um evento desse porte é fundamental para tomada de novas atitudes, e mesmo, uma reflexão sobre o que temos e o que queremos do futuro na museologia catarinense.

O quê: 2º Fórum Estadual de Museus de Santa Catarina
Quando: 14, 15 e 16 de junho de 2010
Onde: Centreventos Cau Hansen – Joinville/SC
Investimento: Gratuito
Realização: Fundação Catarinense de Cultura / Sistema Estadual de Museus (FCC/SEM-SC)
Parcerias: Fundação Cultural de Joinville (FCJ), Instituto Luiz Henrique Schwanke, SDR Joinville, Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).