Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

terça-feira, 13 de março de 2012

Projeto Museu em Curso: “Degradação de Acervos: Parâmetros Ambientais e Métodos de Controle”

Formação e discussão sobre temas relativos aos museus. Este é o objetivo do projeto Museu em Curso, uma realização da Secretaria de Cultura e Arte e Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral (UFSC), em parceria com a Associação dos Amigos do Museu Universitário, iniciado em setembro de 2010. A cada mês, será realizada uma palestra voltada para as diversas áreas da teoria e da prática museológica.

A décima primeira palestra ocorrerá no dia 29 de março de 2012, das 16h às 18h, no auditório do Museu Universitário. O ministrante será o Engenheiro Mecânico Saulo Guths, Professor Adjunto do Curso de Engenharia Mecânica da UFSC. A palestra intitulada “Degradação de Acervos: Parâmetros Ambientais e Métodos de Controle”, abordará o conhecimento básico dos fenômenos envolvidos para a implementação de uma política de preservação, assim como das formas de medição e das diferentes soluções que possam ser aplicadas dentro do contexto da instituição. Serão ainda apresentados os métodos clássicos de controle de temperatura e umidade relativa, e métodos alternativos desenvolvidos especialmente para conservação de acervos.

Serviço:

O quê: Museu em Curso: "Degradação de Acervos: Parâmetros Ambientais e Métodos de Controle", com Saulo Guths;
Quando: 29 de março de 2012, das 16h às 18h;
Onde: Auditório do Museu Universitário da UFSC (Campus Universitário – Bairro Trindade – Florianópolis/SC)

Apoio na divulgação: Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC).