Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

quinta-feira, 8 de março de 2012

Papelão Loquax

O Papelão Loquax é o papelão que fala. De Loquax provém a palavra eloquência. Portanto, o papelão deixa de ser lixo para adquirir outro estatuto, para ganhar voz, o de ser portador de objeto para leitura e um canal para a manifestação das emoções. A oficina de cartonaria é destinada à formação de leitores sensíveis. O objetivo fundamental é pensar a leitura como reciclagem e o livro como objeto sustentável, a partir do reaproveitamento do papelão usado para fazer as capas dos livros.

Nesta oficina, além da leitura, os participantes farão os livros com textos próprios escritos e editados na oficina e posteriormente decorados com o papelão, materiais disponíveis e tinta. A produção das capas torna-se um trabalho terapêutico e único, pois possibilita desenvolver através da arte autoconhecimento, autoestima, lida com sentimentos, sensações, provoca a sensibilidade, evoca o gesto e a intuição. Susan Bello complementa lembrando-nos que "a pintura espontânea, embora pareça simples, é um ato profundo através do qual pintamos as emoções que vivem na nossa mente inconsciente".

Por isso as artes têm o poder de alcançar emoções profundas, elas podem mudar a maneira de sentir-se em relação ao mundo e a si mesmo, podem facilitar uma mudança rápida e uma abordagem criativa da vida. A terapêutica, neste trabalho, está relacionada com levar o corpo a um estado de equilíbrio natural. As manifestações artísticas misturando a escrita, materiais e cores, conseguem este equilíbrio simbolicamente.

O trabalho terapêutico com artes na elaboração das capas neste projeto tem como intenção encorajar o participante a fazer arte para seu próprio desenvolvimento.

Os trabalhos, realizados por artistas nas oficinas ministradas pelo SESC-Lages, estarão expostos no hall de entrada do MTC até 20 de março de 2012.