Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

terça-feira, 5 de julho de 2011

Semana Farroupilha Terá “Surpresa”

Na noite da última quinta feira, 30 jun 2011, na Sala Danilo Thiago de Castro do MTC, a Comissão Organizadora da Semana Farroupilha 2011 e a Associação Corredor Cultural Nativista, juntamente com o Instituto José Paschoal Baggio e o Grupo SCC reuniram-se com os Pontos de Cultura de LagesMatakiterani, Menestrel Faze-dô, Obatalá, CTG Anita Garibaldi e MTC para apresentar a proposta de integração cultural pretendida para a programação da Semana Farroupilha deste ano.

Na proposta, a intenção é reviver um antigo costume serrano : bater surpresa. Na ocasião o aniversariante é surpreendido em sua residência e muita festa e brincadeira acontecem. Uma forma de celebrar, um modo de integração, de socialização, uma maneira de fazer, um jeito de ser, que compôs muitos festejos de outros tempos. Os aniversários permanecem e seus festejos adquiriram diferentes formas. Recuperar na lembrança as antigas “Surpresas” e revivê-las é uma preciosa oportunidade de apresentar às novas gerações “antigos costumes ” que deram forma a nossa realidade presente.

O Museu Histórico Thiago de Castro, Ponto de Cultura que trabalha com a valorização e difusão do patrimônio cultural de Lages e região serrana, aderiu de imediato à proposta da Comissão assim como os demais Pontos de Cultura presentes. Nos próximos dias a equipe do Museu estará reunida para organizar as tratativas da “Surpresa”. É fundamental salientar que esta proposta faz parte da programação da Semana Farroupilha que nos últimos anos tem ampliado as ações em favor do conhecimento dos fatos, personagens e contextos da Revolução Farroupilha (1835-1845), da qual Lages foi cenário e personagem de fundamental importância. Nesse sentido, parabenizamos o trabalho da Comissão Organizadora e todos os apoiadores desse importante evento que traz para o debate elementos fundamentais para pensarmos o desenvolvimento cultural de nossa cidade, bem como as ações e produções que efetivamente corroboram para tal desenvolvimento.

Aproveitamos para comunicar que durante o mês de setembro, data de realização da Semana Farroupilha, o Ponto de Cultura do Museu realizará as visitas temáticas abordando Lages no contexto da Revolução Farroupilha. Para iniciarmos nossa viagem pela Revolução, podemos nos perguntar: mas, afinal, porque Farroupilha? Como era Lages em 1835? Quem vivia na cidade? Lages já era cidade?

Venha viajar pelo tempo e conhecer um pouco mais de nossa história!
Confiram aqui as novidades dessa “Surpresa”!