Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

domingo, 3 de julho de 2011

MTC Apresenta Projeto no 33º Núcleo de Estudos Museológicos - NEMU

Entre os dias 10 e 13 de Julho de 2011 acontecerá em Itajaí-SC o 33º Encontro Regional do Núcleo de Estudos Museológicos - NEMU, que foi criado pela Portaria n° 008/PRCE/97, de 05 dez 1997, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina. A constituição do NEMU é uma iniciativa em prol do aprimoramento dos trabalhadores dos museus catarinenses, reunindo-os regionalmente, para discussões e apoio mútuo na área da museologia. Os Encontros Regionais do NEMU/UFSC são realizados no primeiro e no segundo semestre, em diferentes municípios das regiões do estado, onde profissionais da área museológica ministram oficinas temáticas objetivando a informação necessária ao exercício das funções museológicas aos trabalhadores de museus.

Várias oficinas, programações culturais, palestras e comunicações serão realizadas em Itajaí com objetivo de capacitar e instrumentalizar os trabalhadores de museus para aplicação de procedimentos técnicos museológicos nas suas realidades de trabalho.

O MTC apresentará uma breve comunicação sobre as experiências vivenciadas no Museu Histórico Thiago de Castro através das ações do projeto Cultura, Memória e Desenvolvimento. As ações desenvolvidas pelo projeto visam a problematização do patrimônio cultural de Lages e região serrana tendo como referência os acervos do Museu Histórico Thiago de Castro. Memória, Identidade, Patrimônio Material e Imaterial são alguns dos conceitos trabalhados nas atividades, cuja principal finalidade é contribuir para a preservação e difusão do patrimônio cultural local.

Além disso, a equipe do MTC participará da Oficina “Plano Museológico: implantação, gestão e organização de museus” que discutirá:
- conceitos de museu e museologia;
- conceitos de projeto, programa e plano museológico;
- o plano como trabalho coletivo: importância, vantagens e limites; metodologia para elaboração e implantação do plano museológico;
- identificação da missão institucional: finalidades, valores, metas e funções;
- identificação de públicos e parceiros;
- critérios para avaliação do plano museológico;
- o diálogo entre o plano museológico e a Política Nacional de Museus;
- legislação e documentos institucionais: ata de fundação, decreto de criação, estatuto e regimento interno;
- códigos de ética do Conselho Internacional de Museus e do Conselho Federal de Museologia.

A oficina será ministrada pela museóloga Drª Maria das Graças Teixeira que é professora da UFBA, mestre em Artes Visuais/UFBA, doutora em História Social/UFBA, desenvolve pesquisa sobre cultura lúdica no Brasil e atua na área de Museologia, principalmente nos temas memória, educação patrimonial, projetos expográficos de longa e curta duração, preservação e conservação de acervos museológicos.

A programação completa do 33º Núcleo de Estudos Museológicos pode ser conferida no site da Fundação Genésio Miranda Lins. O evento é aberto a toda comunidade e os interessados podem realizar suas inscrições no mesmo site. Participe!