Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Público Aproveita Feriadão Para Visitar o Museu

O Museu Histórico Thiago de Castro iniciou nesse mês de Junho a abertura da sua exposição permanente aos sábados, no período da manhã e tarde. Chegamos ao término desse primeiro mês satisfeitos com a presença de público visitante, tanto individualmente como em grupos. Deve-se salientar que durante a 23ª Festa Nacional do Pinhão o Museu manteve suas portas abertas todos os dias, incluindo feriado, sábados e domingos, das 09:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h, somando nesses dias mais de 400 visitantes.

Neste período os moradores da cidade aproveitaram a oportunidade de visita de familiares e amigos, por ocasião da Festa do Pinhão e do próprio feriado, e compareceram ao Museu no desejo de apresentar aos visitantes um pouco mais da história de Lages e região serrana. Muitos estiveram no Museu pela primeira vez nessa ocasião, o que nos faz refletir sobre a necessidade de ampliar o acesso da comunidade local aos espaços culturais da cidade. Acreditamos que um dos caminhos para alcançar tal objetivo é investir em ações culturais e educativas que garantam a informação e o acesso da comunidade local a esses espaços, da mesma forma que se deve investir num trabalho contínuo de formação que contribua para o desenvolvimento de uma consciência de preservação e para um sentimento de pertencimento para com esses espaços. Espaços que não são apenas lugares de “guarda”, são registros e evidências que compõem o patrimônio histórico cultural de nossa cidade e, portanto, responsáveis pela formação de nossa identidade. “Só cuidamos daquilo que amamos. Só é possível amar o que conhecemos”. Nesse sentido, seguimos no passo dado.

Neste sábado, dia 02 de Julho, o Museu permanecerá aberto das 09:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h. Além de apreciar a exposição permanente do Museu, os visitantes poderão conferir a Exposição Temporária Procedência, de Patrícia Berlanda, que traz um belo registro fotográfico das Fazendas do Pelotinhas, Tanque e Contendas, situadas nas localidades de Raposo e Cajuru, respectivamente.

Venham nos visitar!