Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

domingo, 20 de julho de 2008

A CRIAÇÃO DO MUSEU HISTÓRICO THIAGO DE CASTRO


Lages – Adormecida no inverno de 1902
(vista da Praça da Catedral para a Rua Nereu Ramos)

A história da criação do Museu Histórico Thiago de Castro se confunde com a história de Lages. Seu idealizador, DANILO THIAGO DE CASTRO, começou esta tarefa em 1937, com apenas 17 anos, coletando pedras e alguns animais conservados em formol, ninhos de passarinho e outros utensílios. O tempo foi passando, e o que no início era somente brincadeira foi se consolidando, e acabou criando uma pequena coleção de alguns objetos e fotos. Daí em diante o desejo de juntar tudo isto em local apropriado foi se tornando cada vez mais imperioso e necessário, porém ainda não possível.

Em 1943, aos 26 anos de idade, Danilo fundou oficialmente o Museu Histórico Manoel Thiago de Castro.











Solenidade de Inauguração

No ano de 1948, o museu recebe a visita oficial de uma comissão da Câmara Municipal de Lages, quando as instalações ainda eram em um quarto na residência particular do Sr. Danilo.


Em 09 de junho de 1960 o Prefeito Municipal de Lages, Vidal Ramos Junior, declara o Museu Histórico Particular Thiago de Castro de Utilidade Pública, conforme Lei Municipal de nº 281.
Em 22 de maio de 1960 é oficialmente aberto ao público, em uma exposição realizada no Clube 14 de Junho em Lages, com a presença de autoridades e convidados, chegando ao total de 4.224 visitantes em apenas uma semana. Porém, tudo isto ainda era só o inicio, havia a necessidade de espaço para abrigar o ainda pequeno, mas precioso acervo. A luta apenas começava.

































No dia 06 de janeiro de 1962 o Museu Histórico é aberto ao público em prédio de propriedade particular, sem cobrar entrada, e o acervo do museu foi sendo mantido com recursos próprios, servindo à comunidade como faz até a atualidade. Naquele período as dificuldades foram se somando por falta de espaço e falta de mão de obra especializada para o trabalho operacional e técnico, que eram realizados de forma empírica e amadora.
Em 1981 o museu fecha suas portas, assim permanecendo até 1984, quando foi novamente aberto ao público.
Durante todos estes anos grande parte do acervo foi sendo adquirida com recursos próprios, outro tanto com doações ou coletas, a maioria delas de pessoas que iriam jogar fora estes materiais, e que Danilo ia buscar impedindo sua destruição, e deste modo fazendo com que este amontoado de “lixo” resultasse em um precioso acervo histórico.

Vista da sede do Museu Histórico de 1962 a 1996

No ano de 1993, novamente o Museu Histórico Thiago de Castro fecha suas portas até dezembro de 1996.
Em 1996 foi disponibilizado pela Prefeitura de Lages um espaço mais adequado para abrigar o acervo, passando o museu a ocupar o andar térreo do prédio onde funcionava o Fórum Nereu Ramos, após sofrer uma ampla reforma.
Vista da atual sede do Museu
Hoje a questão de acomodação física está relativamente resolvida, ainda há necessidade de mais espaço, mas nada crítico e que pequenos ajustes não resolvam os problemas mais imediatos.

Cada etapa é um novo desafio, pois, se resolvidos os problemas de ordem estrutural, ainda persistem os desafios com relação à conservação, preservação e guarda deste precioso acervo histórico.
Durante todos estes anos o museu recebeu oficialmente alguns ilustres visitantes, como os representantes da Câmara Municipal de Lages em 1948, o Governador Celso Ramos em 1962 e o Governador Esperidião Amin Helou Filho, em 1986.
Considerado hoje um dos maiores patrimônios Históricos de Santa Catarina, durante os seus 71 anos de existência esta entidade não cobrou nada pelos seus serviços como a visitação, pesquisa, levantamentos técnicos e tantos mais.
Com a organização deste acervo, ele passa a exercer o papel fundamental a que se destina, como fonte de informação e cultura para os cidadãos conhecerem suas origens e sua história.