Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

domingo, 20 de julho de 2008

ACERVO DO MUSEU HISTÓRICO THIAGO DE CASTRO

O acervo do museu é eclético, composto de objetos, móveis, vestuário, pinacoteca, biblioteca e pelo conjunto dos acervos iconográfico, cartográfico, audiovisual, hemerográfico e documental.

ACERVO DE PEÇAS

Setor Religioso - peças religiosas como capelinhas de madeiras, imagens, material religioso, fazedor de hóstias, fotos e outros artefatos de diversas épocas.
Setor Arquitetônico - peças variadas, tais como pedaços de paredes de estuque, tijolos, telhas, vidros de janelas, portais antigos, pregos, estacas, chaves, fechaduras e outros.
Setor de comunicações - rádios de diferentes épocas, televisões, máquinas de calcular, máquinas de escrever, gramofones, vitrolas, discos, partituras, telefones antigos de várias épocas.
Setor de Mobiliários - móveis, mesas, cômodas, mesas de canto.
Setor de Numismática - coleções de moedas, cédulas, recibos, selos e outros.
Setor de Vestuário - roupa, echarpes, espartilhos, casacos, luvas, chapéus, adereços, bordados, entre outros.
Setor de Guerras - capacetes, armas, granadas, balas, morteiros, lanças, espadas.

























ACERVO FOTOGRÁFICO

Este acervo encontra-se em catalogação, estando já devidamente separado, pronto para ser convenientemente acondicionado em estruturas de suportes adequados para seu fim.
- aproximadamente 3.000 fotos, retratando os mais diversos setores, sociais, políticos, econômicos, ensino, campanhas, guerras, eventos, cotidiano, artístico, familiar.










A biblioteca do Museu Histórico Thiago de Castro é composta de um acervo eclético e temporalmente bastante variado, com aproximadamente 4.000 títulos entre livros, periódicos e folhetos. As obras estão divididas em categorias que variam de especialidades, como por exemplo: Religião, Direito, Medicina, Política, Dicionários, Literatura, Teatro, etc.
Destacam-se as categorias de História Geral, História de Santa Catarina, História de Lages, Coleção de Leis do Império, Artes, Biografias e uma categoria específica de Arquivos e Museus.
Conta também com uma coleção de revistas com aproximadamente 2.500 unidades, desde o século passado.
Todas as obras estão disponíveis ao público geral durante o horário de atendimento. Referente aos empréstimos de obras, o MHTC não disponibiliza essa possibilidade, sendo o acesso às obras restrito a consulta interna.

BIBLIOTECA















O acervo documental do Museu Thiago de Castro é de considerável amplitude, possui cerca de 8 mil documentos que abrange os séculos XVIII ao XX. Os documentos são de várias tipologias como:
- escrituras de propriedades da região - fazendas (séculos XVIII e XIX);
- documentos de venda e compra de propriedades rurais;
- ofícios, correspondências e documentos burocráticos da administração estadual e municipal (séculos XIX e XX);
- livros de movimentação do comércio em Lages (séculos XIX e XX);
- sisas de bens de raiz, documentos referente à cobrança de impostos, documentos referentes aos tropeiros (século XIX);
- documentação de caráter cultural, referente às sociedades recreativas e aos grupos dramáticos (teatro) em Lages;
- documentos sobre música, cartas, certidões, e convites de ordem pessoal, pertencente a várias famílias tradicionais de Lages;
- mapas demográficos que demonstram a movimentação da população de Lages (século XIX);
- documentos referentes à medicina e médicos de Lages e região (séculos XIX e XX);
- documentos da justiça eleitoral que contém o local de votação e o nome do eleitor, de Lages e região (século XIX);
- documentos referentes à escravatura em Lages e documentos referentes à religião, que juntos somam um total aproximado de 10 mil documentos.
O arquivo também disponibiliza um acervo de jornais bastante vasto, possuindo os primeiros exemplares publicados pela imprensa de Lages, datados de 1883, e outros exemplares de jornais do Estado de Santa Catarina e outros estados brasileiros.
Encontram-se também no arquivo do Museu Histórico Thiago de Castro:
- acervo cartográfico com aproximadamente 105 mapas e plantas;
- acervo de revistas com 4.222 exemplares de diversos períodos, sendo um dos destaques a coleção de revista “O Malho” datado de 1907;
- acervo iconográfico com 3.300 imagens;
- acervo de panfletos e folhetos de caráter artístico, cultural e político, com 1.239 exemplares;
- acervo sonoro com 1.500 discos.
Todo material existente no arquivo está disponibilizado para pesquisa de qualquer nível escolar e acadêmico, nos horários de atendimento.
ACERVO DOCUMENTAL