Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

sábado, 26 de julho de 2014

Exposição: “Guerra do Contestado: 100 anos de memórias e narrativas”


Até o dia 28 de agosto, o Museu Thiago de Castro apresenta “Guerra do Contestado: 100 anos de memórias e narrativas”. A mostra é uma versão modular da exposição que ficou aberta à visitação entre outubro de 2012 e junho de 2013 no Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis, e conta um pouco da história desse importante episódio da história catarinense.

Para a montagem da exposição, que tem curadoria do pesquisador Fernando Romero, a equipe de técnicos da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura participou de vários estudos junto aos sítios históricos. Foram visitados os municípios de Irani, Três Barras, Porto União, Matos Costa, Calmon, Lebon Régis e Taquaruçu, distrito de Fraiburgo, além de museus, arquivos e coleções nas cidades de Irani, Curitibanos, Campos Novos, Mafra, Porto União, Caçador, Matos Costa, Lebon Régis e Lages.

O objetivo foi buscar subsídios para a construção das exposições temáticas, além de estabelecer contato com os agentes culturais. Na exposição, a guerra foi tratada sob o ponto de vista da memória, das narrativas e sua significação atual. Tem três módulos com os temas “a conjuntura social do Planalto Serrano no tempo da guerra”; “as narrativas dos diversos atores e instituições que escreveram sobre o tema” e o “pós-guerra”.