Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Museu Inaugura Exposição Fotográfica Permanente



Uma das ações propostas pelo projeto “Cultura, Memória e Desenvolvimento”, aprovado pelo Edital nº 01/08, de 20 de outubro de 2008 do Estado de Santa Catarina, é o aprimoramento dos suportes de exposição do Museu, garantindo melhor comunicação do acervo exposto. Entre os conjuntos de acervo que o Museu dispõe, o iconográfico é sem dúvida, um dos mais requisitados e apreciados pelo público geral e pesquisadores. Tal acervo é composto por negativos (vidro e celulose), alguns exemplares de daguerreótipo e mais de três mil fotografias em suporte de papel.

Em novembro de 2010 a equipe do Museu iniciou o processo de seleção e organização da nova exposição fotográfica. O objetivo principal é compor um conjunto de imagens que dialogue com os temas e períodos que integram o acervo exposto permanentemente no Museu. Nesse sentido, as categorias fotográficas que retratam os usos e costumes da cidade através dos aspectos, social e territorial, festivo e religioso, político e cultural, foram priorizados.

As parciais da cidade, em diferentes períodos, paralelo às imagens das fazendas, procuram salientar o processo de desenvolvimento urbano pelo qual Lages, ao longo do século XX passou. Esse conjunto fotográfico foi selecionado e identificado, passando posteriormente pelo processo de digitalização e confecção dos quadros expositivos que foram fixados no corredor central do Museu.

A montagem da exposição foi finalizada em julho e desde então encontra-se à disposição para visitação e apreciação.




Venha viajar no tempo através das imagens da nossa Lages de outros tempos!