Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

domingo, 9 de outubro de 2011

Museu faz intercâmbio com o Ponto de Cultura “Toda Cultura”, de Indaiatuba/SP

No mês de agosto/2011 o MTC visitou a ONG Bolha de Sabão, 1º Ponto de Cultura de Indaiatuba, cidade do interior de São Paulo. Na ocasião Eveline Andrade, coordenadora do Ponto de Cultura do Museu, teve a oportunidade de apresentar as ações que são desenvolvidas no projeto “Cultura, Memória e Desenvolvimento”, e presentear a biblioteca da ONG com exemplares do Caderno do Museu “Museu, Educação e Patrimônio Cultural”.

Carmen Ajala (na foto, com Eveline), coordenadora do Ponto de Cultura “Toda Cultura” apresentou as ações desenvolvidas pela ONG Bolha de Sabão e as atividades que são oferecidas através do Ponto de Cultura, que promove e incentiva atividades socioculturais às crianças e jovens da comunidade de Indaiatuba. Através de um trabalho totalmente voluntário, levam à cidade a integração social com diversidade cultural em apresentações de música e teatro, além de oficinas diversas.

A ONG Bolha de Sabão atende desde 2007 a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade e risco social, organizando oficinas de cultura, esporte, saúde, arte e educação, com o Projeto Aprendiz, que prepara adolescentes para o mercado de trabalho.

Essas oportunidades são valiosas e fortalecem o princípio de intercâmbio proporcionado pela rede de Pontos de Cultura do país. São contextos e realidades diferentes que compartilhados, apresentam proximidades, especialmente no que se refere ao valioso potencial que a educação e cultura oferecem no processo de transformação social.