Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

terça-feira, 10 de maio de 2011

Lançamento do Caderno “Museu, Educação e Patrimônio Cultural”

O Museu Histórico Thiago de Castro, com o projeto “Cultura, Memória e Desenvolvimento”, iniciou em 05 maio 2010 as primeiras atividades educativas e culturais como Ponto de Cultura.

Durante todo o ano de 2010 o MTC desenvolveu essas ações com objetivo de ampliar a reflexão e difusão do patrimônio cultural de Lages e região serrana. Através dessas atividades trabalhamos valores que permeiam a formação humana como o respeito, o amor, o cuidado e o sentimento de pertencimento. Valores que são fundamentais nas relações humanas e na relação do ser humano com seu meio de vivência. Dessa forma, compreendemos que trabalhar tais valores agrega maior sensibilidade e potencialidade reflexiva aos conceitos de patrimônio e preservação patrimonial, uma vez que o maior patrimônio humano coletivo é a própria vida.


Como resultado da experiência com as ações educativas e culturais do Ponto de Cultura do MTC realizadas em 2010, lançaremos no dia 16 maio 2011, na abertura da 6ª Semana do Museu, o Caderno “Museu, Educação e Patrimônio”, cujo principal objetivo é contribuir didaticamente para a relação Museu e Escola, oferecendo aos professores, estudantes e comunidade em geral, textos e referências sobre o processo de formação do acervo do Museu Histórico Thiago de Castro e a trajetória de Danilo Thiago de Castro, seu idealizador e fundador. Além disso, o caderno também oferece textos que tratam da temática “Museu e Escola”, “Patrimônio e Cidadania” e algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas pelos professores em sala de aula ou na comunidade escolar de forma geral. Como resultado da primeira etapa do projeto “Cultura, Memória e Desenvolvimento”, apresentamos no caderno um breve relato sobre as atividades desenvolvidas com as Visitas Temáticas, os encontros do Núcleo de Preservação e demais atividades realizadas em 2010.

Na noite de abertura da 6ª Semana do Museu e ocasião de lançamento do Caderno, o Museu Histórico Thiago de Castro tem a satisfação de receber a Coordenadora Técnica do Museu Histórico de Santa Catarina, Christiane Maria Castellen com a palestra “Museu, Memória e Educação”. A Palestra tem por objetivo dialogar e refletir sobre as possibilidades de ações educativas no Museu/espaço de memória, promovendo a troca de experiências e saberes compartilhados com a educação formal e não formal. Será sem dúvida um precioso momento de reflexão e troca de experiências sobre a formação educativa e cultural estabelecida nos espaços de produção e preservação de saberes e memórias.

Convidamos a todos para participar conosco!

Serviço
O que: Lançamento do Caderno “Museu, Educação e Patrimônio Cultural”
Onde: Museu Histórico Thiago de Castro
Quando: 16 de maio de 2011 às 19:15h

Serviço
O que: Palestra “Museu, Memória e Educação”
Onde: Museu Histórico Thiago de Castro
Quando: 16 de maio de 2011 às 20:00h