Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

terça-feira, 19 de abril de 2011

Acervo do Museu Histórico Thiago de Castro é Comprometido Pelas Chuvas

Em dezembro de 2010 e janeiro de 2011 foram detectados nas dependências do Museu Histórico Thiago de Castro pontos de infiltração de água. Tal infiltração, pelo que foi possível observar e registrar, se dá pelo acúmulo de água no piso -- assoalho de madeira -- e paredes do primeiro andar do prédio, onde funciona a Fundação Cultural de Lages, decorrente de sérios problemas na cobertura da estrutura. Encaminhamos à Fundação Cultural e à Prefeitura Municipal de Lages, pela Secretaria de Administração, relatório completo com os danos provocados no acervo, com a identificação dos pontos de alagamentos, com as medidas executadas e a relação de ações necessárias para manutenção do acervo comprometido e da própria estrutura do prédio. Na entrega desse relatório, ambas as instituições se comprometeram em viabilizar as providências, que resultou na substituição de telhas quebradas e reparos na cobertura. Desconhecemos a existência de registro formal sobre as ações realizadas.

No último dia 04 de Abril de 2011, entre as 12:00h e 13:30h, uma forte chuva provocou alagamento em vários pontos do primeiro andar, o que causou danos em diversos equipamentos da Fundação Cultural, e também da parte térrea do prédio, ocupada pelo MTC, especialmente o Arquivo de Pesquisa, Sala de Exposição 05, Biblioteca e Almoxarifado. Nessa ocasião parte do acervo documental do Museu foi comprometido, tendo encharcadas coleções de jornais do século XIX, XX e XXI, revistas do século XX, livros de diferentes períodos, coleções de leis do século XIX e XX, e vários outros documentos.

As fotos registram parte dos danos ocorridos ao acervo do MTC

Em consequência do ocorrido, o MTC teve que alterar seu cronograma de trabalho, dedicando-se exclusivamente à manutenção dos acervos comprometidos. Assim, desde o dia 05 de Abril de 2011 o Arquivo de Pesquisa do Museu permaneceu fechado, assim como as demais atividades como Visitas Mediadas e atendimento ao público em geral. O atendimento à comunidade e aos grupos escolares retornou à normalidade ainda na semana passada e nesse dia 19 de Abril (terça feira), o Arquivo de Pesquisa retoma suas atividades de atendimento aos pesquisadores.

A equipe do Museu está finalizando o relatório completo do incidente para encaminhar às autoridades municipais e estaduais, bem como ao IPHAN, FCC, SEM-SC e demais órgãos de proteção ao patrimônio, considerando o elevado dano que tal acervo sofreu. Em decorrência dos fatos, aguardamos para o próximo dia 26 de Abril de 2011, uma visita técnica da Fundação Catarinense de Cultura.