Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

sábado, 19 de março de 2011

“Museu e Memória” - MTC prepara sua 6ª Semana do Museu

Museu e Memória é o tema que o Conselho Internacional de Museu (ICOM) definiu para as atividades comemorativas do dia Internacional de Museu comemorado em 18 de Maio. Tais atividades correspondem a programação da 9ª Semana Nacional de Museus que alcançou recorde de inscrições neste ano, quando 1.006 instituições de todos os estados do país e do Distrito Federal participarão da Semana neste ano, oferecendo ao público 3.076 eventos em todo o país no período de 16 e 22 de Maio. O MTC faz parte dessa rede, colocando Lages e região serrana no mapa museal brasileiro desde 2006. A exemplo dos outros anos, durante a Semana do Museu realizaremos diversas atividades de caráter cultural e educativo com o objetivo de dinamizar o espaço do Museu e fortalecer esse ambiente como um importante espaço de preservação e difusão da memória local e do patrimônio cultural de Lages e região serrana.

O Museu Histórico Thiago de Castro, com a execução de alguns projetos como o do Ponto de Cultura, têm trabalhado as temáticas da memória, da identidade e do patrimônio cultural. As ações desenvolvidas através das Visitas Temáticas, Oficinas e Seminários, também resultaram na formação de um Núcleo de Preservação, constituído por estudantes da rede pública de ensino da cidade de Lages e demais pessoas da comunidade. Com o tema Museu e Memória definido para as atividades da Semana do Museu deste ano, buscamos realizar uma programação que aproxime essas demais ações desenvolvidas pelo Museu de forma pedagógica e artística. Dessa forma procuramos fortalecer o Museu não apenas como um espaço de guarda e preservação dos registros históricos, mas, sobretudo, como um espaço de produção desse saber.

Entre oficinas, palestras e exposições programadas para as atividades da Semana do Museu, preparamos para esta 6ª edição local um momento de debate acerca dos espaços de memória e de preservação do patrimônio cultural de Lages. Tal ocasião está programada para o dia 18 de Maio de 2011 com a realização de uma mesa redonda em que os museus de Lages e os órgãos públicos de gestão da cultura na cidade serão convidados a participar desse debate, apresentando suas ações e compartilhando seus maiores desafios!

Temos certeza de que será uma Semana de grande sucesso e aprendizado, tal como têm sido nos últimos anos.

Agendem-se, essa história, é nossa!