Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Museu Histórico Thiago de Castro é Ponto de Cultura



Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva e articula todas as demais ações do Programa Cultura Viva. Iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil, que firmaram convênio com o Ministério da Cultura (MinC), por meio de seleção por editais públicos, tornam-se Pontos de Cultura e ficam responsáveis por articular e impulsionar as ações que já existem nas comunidades. 
O Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e a comunidade. Para se tornar um Ponto de Cultura é preciso participar da seleção por meio de edital público. [MinC]


Com o projeto “Cultura, Memória e Desenvolvimento - Ações de preservação do Patrimônio Cultural no Museu Histórico Thiago de Castro”, o MHTC torna-se mais um Ponto de Cultura, dos mais de 900 espalhados pelo país. O objetivo deste projeto é promover a participação da comunidade no processo de produção de conhecimento, preservação e valorização do patrimônio cultural existente nos acervos do Museu Histórico Thiago de Castro, através da organização de um núcleo permanente de preservação da memória e do patrimônio cultural, articulado com as ações já existentes no MHTC, que permita o exercício da cidadania, a inclusão social e o fortalecimento das identidades culturais na cidade de Lages/SC.

O convênio com o MinC será assinado no dia 03 de novembro de 2009, terça-feira, em cerimônia a se realizar às 10:30h no Teatro Governador Pedro Ivo – Centro Administrativo do Estado de Santa Catarina – Rod. SC 401, Km 5, nº 4.600, Saco Grande – Florianópolis/SC.