Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

sábado, 19 de setembro de 2009

Museu Histórico Thiago de Castro é homenageado no II Congresso de Genealogia do Estado de Santa Catarina



Entre os dias 11, 12 e 13 de Setembro de 2009 em Florianópolis – SC foi realizado o II Congresso de Genealogia do Estado de Santa Catarina. Promovido pelo Instituto de Genealogia de Santa Catarina – INGESC, em parceria com Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina, o II Congresso teve como objetivo proporcionar uma oportunidade de integração e interação entre os estudiosos e pesquisadores de genealogia e da história das famílias catarinenses. Além disso, foram debatidas questões relacionadas aos estudos de Genealogia Catarinense, Arquivos e Fontes nas Pesquisas Genealógicas e as Novas Ferramentas Utilizadas, promovendo ações interdisciplinares e elaboração de propostas para o futuro destas atividades.

Na programação do evento, dentre outras atividades, houve Palestras e Mesas Redondas sobre as origens e destinos dos diversos grupos étnicos que formam hoje a diversidade cultural catarinense. Nestas Palestras foram abordadas e discutidas as origens das populações que formaram o nosso estado, a saber, as origens étnicas e demográficas dessas famílias e seus destinos. Dentre os grupos étnicos abordados, estavam: Nativos Brasílicos, Africanos, Portugueses Continentais, Açorianos, Madeirenses, Alemães, Italianos, Austríacos, Belgas, Franceses, Holandeses, Poloneses, Gregos, entre outros.

No dia 11, durante o Cerimonial de Abertura, o Museu Histórico Thiago de Castro recebeu da diretoria do INGESC o certificado de reconhecimento pela parceria no I Congresso Catarinense de Genealogia. O I Congresso, realizado em Lages no ano de 2007, resultou em sucessos cuja repercussão positiva atravessou as fronteiras de Santa Catarina e do Brasil. Para o INGESC, “tal êxito só foi possível com o fundamental apoio da Prefeitura Municipal de Lages e parceria com as instituições culturais, entre elas o Museu Histórico Thiago de Castro”, que recebeu na ocasião o reconhecimento e agradecimento do Instituto de Genealogia de Santa Catarina.