Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

domingo, 10 de maio de 2009

4ª SEMANA DO MUSEU HISTÓRICO THIAGO DE CASTRO - 17 a 23 de Maio de 2009



A Semana Nacional de Museus vem sendo promovida, desde 2003, pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(Demu/Iphan) e a Associação Brasileira de Museologia (ABM), com o propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade.
O Museu Histórico Thiago de Castro (MTC) nesse ano de 2009, realiza a 4ª edição da Semana do Museu, com o tema sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) “Museus e Turismo”. Integrado ao calendário museal do Brasil, o MTC realizará no período de 17 a 23 de Maio, várias atividades objetivando reforçar o Museu enquanto um espaço de produção cultural e interação com a comunidade, bem como oportunizar um momento de reflexão acerca das temáticas que envolvem o patrimônio, a história e a cultura de Lages.
Durante a 4ª Semana do Museu Histórico Thiago de Castro, serão desenvolvidas atividades que contemplem os vários níveis escolares e a comunidade como um todo, proporcionando um momento de conhecimento, reflexão e ações que estabeleçam um diálogo entre o Museu e a sociedade, entendendo que ambos se constituem e se resignificam num processo de relação constante e multifacetado.

PALESTRAS
Turismo e Desenvolvimento Regional
Prof.ª Dr.ª Zilma Isabel Peixer, Adm. Iáscara Almeida Varela e Prof.ª Elusa Camargo de Oliveira
Ementa: Esta palestra objetiva proporcionar reflexões acerca do turismo enquanto agente de fomento para o desenvolvimento regional de forma ampla e considerando sobre tudo o desenvolvimento humano. A vocação para o turismo da localidade de Coxilha Rica será o pano de fundo desta discussão.

Data: 17 de maio
Horário: 19:00h
Local: Auditório da Biblioteca Pública – Parque Jonas Ramos (Tanque)

Turismo Cultural em Museus
Prof. Dr. João Batista Neto
Ementa: Nesta palestra estarão sendo discutidas possibilidades de desenvolvimento de ações para o turismo em instituições museológicas.
Data: 22 de maio
Horário: 19:00h
Local: Auditório da Biblioteca Pública – Parque Jonas Ramos (Tanque)

MESA REDONDA
Olhares sobre a identidade regional
Ementa: A mesa redonda tem como objetivo oportunizar discussões partindo do olhar de cada um dos participantes sobre a temática da Identidade Regional e como ela vem sendo tratada no município de Lages nas variadas esferas que estarão por eles representadas. Pensar esta questão torna-se muito pertinente em um momento em que o MTC está propondo reflexões a cerca do turismo para o desenvolvimento regional e como agente de preservação e manutenção cultural. Torna-se assim inprescindível pensar quem são os sujeitos deste desenvolvimento e como eles são percebidos por quem propõe as iniciativas para o fomento deste.
Convidados: Antropóloga: Fernanda Marcon; Secretário de Turismo de Lages: Mário Hoeller; Associação Cultural Matakiterani: Adilson Freitas e Gilson Máximo; Agente de Articulação do Sebrae: Paulo Rocha
Mediadora: Iáscara Varela
Data: 20 de maio
Horário: 19:00h
Local: Auditório da Biblioteca Pública – Parque Jonas Ramos (Tanque)

OFICINAS
Arte no Museu
Ementa: Procura oportunizar ao público o encontro com os autores da exposição Sapatos com a finalidade de promover e qualificar a produção cultura local.
Ministrantes: Rosa Werner, Rudimar Cifuentes e Marilda Wolff
Data: 18 a 22 de maio
Horário: 09:00h às 11:00h / 14:00h às 16:00h
Local: Sala de Guerras e Ofícios MTC

A fotografia como registro, uma proposta de ampliação do acervo fotográfico do MTC
Ementa: O acervo fotográfico do Museu Thiago de Castro: apresentação, história, caracterização, situação atual; A fotografia como registro ao longo da história; Reflexões sobre o ato fotográfico; Ampliação do acervo fotográfico do MTC: uma proposta.
Ministrante: Thiago de Avila Othero
Data: 18 e 19 de maio
Horário: 19:00h às 21:00h
Local: Arquivo do MTC

A Memória em Construção
Ementa:
O espaço museal e as diferentes versões da História, percebidos a partir de recortes da memória visual, potencial construtora de identidades.
Ministrante: Mirian Adriana Branco
Data: 18 e 19 de maio
Horário: 19:00h às 21:00h
Local: Sala de Som e Imagem - MTC

Documentário "Coxilhas"
Ementa: Analisar através do documentário Coxilhas as memórias que registram vestígios da história da Serra Catarinense. Conhecer a Coxilha Rica por meio das vozes de seus próprios moradores, os quais apresentam uma visão muito singular a respeito de sua própria identidade.
Ministrantes: Fernando Leão e Sara Nunes
Data: 18 e 19 de maio
Horário: 14:00h às 16:00h
Local: Sala de Som e Imagem - MTC


Data: 21 de maio
Horário: 14:00h às 16:00h / 19:00h às 21:00h
Local: Sala de Som e Imagem - MTC

Patrimônio Ambiental: Aprendendo a preservar com o museu
Ementa: Esta oficina tem por objetivo explanar os conceitos de museu e patrimônio ambiental e como eles se relacionam de forma dinâmica e interativa. Possibilitar uma reflexão critica sobre a preservação do patrimônio natural dentro e fora do espaço museológico. Proporcionar ao público estudantil uma melhor compreensão dos espaços culturais enquanto espaços facilitadores de expressões populares, bem como instituições capazes de preservar a memória de um povo e de estimular processos de aprendizagens.
Ministrantes: Caroline Martello e Eráclito Pereira
Data: 20 de maio
Horário: 14:00h às 16:00h
Local: Sala de Som e Imagem – MTC


Data: 21 de maio
Horário: 09:00h às 11:00h / 14:00h às 16:00h
Local: Sala de Mobília e Utensílios - MTC

Cinema no Museu
Ementa: Na edição deste ano, optamos por dividir a exibição dos filmes por eixos temáticos cujo foco é pensar a dimensão humana da realidade mundana num exercício que reflete a consciência do “Mundo-Pessoas” e “Pessoas-Mundo”. Objetivamos através das atividades propostas em cada eixo, refletir sobre os efeitos mundanos nas trajetórias individuais e as trajetórias individuais que constituem esta realidade mundana, entendendo essa relação de forma dialogada, diversa e interligada. De que forma as questões políticas internacionais afetam a experiência cotidiana de uma sociedade? Que emoções, sentidos, desejos e ideais compõem as compreensões da realidade mundana? O que é uma tragédia? De quem é o poder? Quem faz a guerra? Onde está o amor? Quem tem paz? Onde reside o limite entre a normalidade e a loucura? Quais as fronteiras entre o bizarro e o comum? Estas e outras são indagações pertinentes ao ser humano em seus diferentes tempos e lugares. São valores e saberes que traduzem muito da dimensão cultural de cada sociedade, refletir sobre elas é em nosso entendimento, refletir sobre a condição humana num mundo marcado pelo amor e pelo ódio; pela fé e pela descrença; pela paz e pela guerra. Temos no horizonte dessa discussão o interesse em perceber as diferentes sensibilidades presentes na formação cultural de uma sociedade e em conseqüência disso, identificar seus valores e saberes que define aquilo que deve ser preservado e lembrado e aquilo que deve ser diluído, esquecido, silenciado. Importante destacar que a exibição destes filmes na programação da Semana do Museu Histórico Thiago de Castro é viabilizado pelo projeto “A Escola vai ao Cinema”, que tendo como umas das principais características o aspecto sócio-educativo, oportuniza ao Museu dinamizar seu espaço em favor ao debate, a reflexão e a democratização da produção cultural contribuindo para uma formação social mais crítica e politizada.
Data: 19 a 22 de maio
Horário: 08:30h às 11:30h / 14:00h às 17:00h
Local: Sala Danilo Thiago de Castro – MTC


Data: 18,19 e 21 de maio
Horário: 19:00h às 21:00h
Local: Sala Danilo Thiago de Castro – MTC


EXPOSIÇÃO
Sapatos
Ementa: A exposição “SAPATOS” é mais um projeto elaborado pela Unidade do SESC de Lages para dar continuidade ao desenvolvimento das artes plásticas na cidade, bem como qualificar e instigar o artista local a buscar novas formas para expressar seu fazer artístico e processo criativo. O mesmo visa também preparar cada vez mais o olhar do expectador para receber o que está acontecendo de novo dentro das artes plásticas. Esse despertar, para um novo olhar, vem sendo trabalhado através das mostras locais e as disponibilizadas pelo Departamento Regional do SESC - Santa Catarina e Departamento Nacional do SESC no Rio de Janeiro. Para a realização do evento contamos com a presença do artista plástico e crítico de arte Fernando Lindote, que além de fazer o trabalho de orientação com os artistas de Lages convidados para participarem do evento, atua também como assessor e curador de diversos eventos desenvolvidos pelo SESC em Santa Catarina na área de artes plásticas. Este evento tem a parceria do Museu Thiago de Castro, que disponibiliza o hall de entrada do Museu para dinamizar suas atividades educativas e culturais.
Data: 18 a 23 de maio
Horário: 08:30h às 12:00h / 13:30h às 17:30h
Local: Hall de Entrada do Museu Histórico Thiago de Castro

Mais Informações:
Museu Histórico Thiago de Castro
Fone: 49-3222-7603
E-mail: mhtc_lages@yahoo.com.br