Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Museu Histórico Thiago de Castro Participa da Semana dos Museus da Universidade de São Paulo

Apresentação
A Semana dos Museus da Universidade de São Paulo é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, juntamente com o Centro de Preservação Cultural e os museus estatutários da USP - o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu Paulista (MP) e o Museu de Zoologia (MZ). Trata-se de um evento bienal de cunho científico-cultural, cuja primeira edição ocorreu em maio de 1997, coordenada pela então Comissão de Patrimônio Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, que, em 2004, transformou-se no atual Centro de Preservação Cultural (CPC-USP).
Temática
O tema proposto para VII Semana de Museus da USP - “O museu na cidade e a cidade no museu”- está ligado à tendência, perceptível desde a década de 1990, de um expressivo adensamento da criação ou reformulação de museus em cidades de todo o mundo. Tornados ícones de intervenção urbana, vários deles foram considerados responsáveis pela reorientação funcional de áreas esvaziadas economicamente ou em degradação física. O tema traz reflexões sobre outras estratégias de intervenção que levaram à própria musealização de espaços urbanos, apontando ou não para sua mercantilização, processo muitas vezes estreitamente ligado à rigidez da compreensão institucional de seus indicadores patrimoniais e à exclusão de habitantes.
Participação
Sessão 1ª de Comunicações
Data: 28 de abril de 2009
Horário: das 13h30 às 15h30
Local: Auditório do MAC - USP – Cidade Universitária
Comunicação: Selecionar e Organizar, Pesquisar e Escrever: no Museu construindo saberes sobre a Cidade
Atenção: Em função da participação no referido evento, o Museu Thiago de Castro estará fechado nos dias 27 e 28 de Abril, retomando às suas atividades normais no dia 29 de Abril às 13:30h.