Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Museu em Destaque: Museu Ferroviário do 10º Batalhão de Engenharia de Construção

O Museu Ferroviário do 10º Batalhão de Engenharia de Construção, em Lages, foi inaugurado em 9 de abril de 1998. É mantido pelo 10º BEC e encontra-se dentro das instalações do Batalhão. O acervo preserva peças, documentos, quadros, fotografias entre outros materiais, e possui também materiais expostos no pátio do Museu, como vagões ferroviários, máquinas e equipamentos utilizados nas construções e uma Estação de Trem, onde é oferecido passeio na Maria Fumaça “Jaguarizinho”, que depois de 50 anos estática, foi totalmente recuperada e hoje circula em circuito ferroviário dentro do Batalhão.

Todos esses aspectos revivem e retratam parte de mais de um século e meio da história do mais antigo e tradicional Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro, conhecido como o “Milionário das Ferrovias”. O Museu Ferroviário tem como missão salvaguardar, preservar e pesquisar o acervo histórico do então 1º Batalhão Ferroviário, com o objetivo de comunicar e socializar, por meio de exposições e ações educativas, a história das construções ferroviárias no sul do Brasil.

Além da guarda e preservação desses acervos, o Museu Ferroviário desenvolve ações que visam ao conhecimento e à socialização da memória histórica do Batalhão, por meio da interação “museu-comunidade”. 

No site da FCC Fundação Catarinense de Cultura tem mais sobre o Museu Ferroviário.

Serviço:
Localização: Avenida Marechal Rondon, 200 - Bairro Conta Dinheiro - Lages/SC
Atendimento ao público: de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h30min. Sexta-feira, das 8h às 12h.
Excursões e escolas devem agendar previamente. 
Entrada gratuita.
Contato:
 (49) 3251-9565 ou 3251-9539