Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

segunda-feira, 15 de abril de 2013

11ª Semana de Museus: “Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social”


A Semana de Museus acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) e tem o objetivo de mobilizar os museus brasileiros com uma programações em torno de um mesmo tema.

Este ano, as inscrições para a 11ª Semana de Museus, com o tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social, programada para acontecer entre 13 e 19 de maio, alcançou novo recorde de participação. No total, 1.252 instituições vão participar da temporada 2013 e organizar 3.911 atividades para comemorar o Dia Internacional dos Museus em 535 municípios de todo o país – incluindo o Distrito Federal.

Crescimento

A 1ª Semana de Museus, em 2003, teve a participação de 57 instituições que realizaram 270 eventos. Deste então, o número de instituições participantes só aumentou, o que demonstra o interesse da área em realizar uma programação comum em todo o país.

Uma pesquisa realizada pelo Ibram com as instituições participantes da 10ª Semana de Museus, em 2012, mostra a movimentação do setor e o aumento do público durante este período, com a geração de 504 novos empregos durante sua realização, entre a contratação de palestrantes, curadores, monitores, músicos, atores, montadores de exposição e outros prestadores de serviços. Além disso, foram mobilizados 2.333 voluntários.

A pesquisa revelou também o fortalecimento da imagem dos museus e o crescimento da visibilidade das instituições, fortalecendo o envolvimento da comunidade com as ações desenvolvidas e ampliando a integração com outros museus brasileiros.

Fonte: Ascom/Ibram