Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

sábado, 2 de março de 2013

Mesa Redonda sobre Museu e Educação



A Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina - REM/SC, em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC - FCC), convida os profissionais da educação e dos museus, assim como os estudantes e demais interessados nestes campos, para a mesa redonda Museu e Educação: diálogos para a construção do Programa Nacional de Educação Museal - PNEM. O evento será realizado no dia 11 de março, das 13h30 às 17h30, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. As inscrições on-line, estarão abertas até o dia 10 de março.

O objetivo do evento é chamar o público a refletir e debater acerca das relações entre Museu e Educação, com vistas a subsidiar a construção do Plano Nacional de Educação Museal (PNEM). Coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), o PNEM tem como objetivo constituir diretrizes para as práticas educacionais nos museus e processos museais, de forma a fortalecer o campo e garantir condições mínimas para a realização da Educação em Museus. Para tanto, é fundamental que a construção do Programa se efetive com a participação dos sujeitos envolvidos com contextos formais e não-formais de educação.

Foram convidados para a mesa-redonda:

Representante da Secretaria de Estado da Educação (a definir);

Renilton Roberto da Silva – Museólogo da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) / Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC). Coordenador-executivo do Grupo de Trabalho Museu e Escola promovido pelo SEM/SC;

Alice Bemvenuti – Pesquisadora em educação em museus. Coordenadora da 1ª região museológica do Sistema Estadual de Museus/RS. Articuladora do PNEM/Ibram. Mestre em Artes Visuais - História, Teoria e Crítica de Arte (UFRGS).

Rita Matos Coitinho – Técnica em Assuntos Culturais – Socióloga no Museu Victor Meirelles/Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC). Coordenadora do GT Estudos e Pesquisas do PNEM/Ibram. Mestre em Sociologia (UnB).

Mediação: Maria Helena Rosa Barbosa – Coordenadora da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC). Arte-Educadora do Museu de Santa Catarina (MASC/FCC). Mestre em Artes Visuais (PPGAV/UDESC).

Serviço

O quê: Mesa-redonda "Museu e Educação: diálogos para a construção do Programa Nacional de Educação Museal - PNEM"
Quando: 11 de março de 2013, das 13h30 às 17h30
Local: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) – Av. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis/SC
Quanto: Gratuito (vagas limitadas)
Informações: (48) 3953-2374 | 3953-2375
Inscrições: até 10 de março, pelo link https: http://tinyurl.com/amghyaf