Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

sábado, 30 de junho de 2012

Exibição de documentários no MTC

Serviço:
Exibição dos documentários da Oficina de Documentário 2010  SESC
Período:
dias  02, 03, 04, 05 e 06 de julho de 2012
Horário:
9h e 14h – no MTC
Agendamento:
SESC – Fone: (49) 3222-3936
MTC – Fone: (49) 3222-7603

Os documentários são resultados dos cursos de Documentário realizado de agosto a novembro de 2010, em dez Unidades do SESC em Santa Catarina, sob o comando do diretor e roteirista Iur Gómez (Florianópolis/SC). Durante 5 dias em cada Unidade, Iur desenvolveu conteúdos como prática de documentário a partir de diálogos em torno das linguagens e das formas de narrativas do audiovisual, exibições didáticas, análises de argumentos, elaboração e desenvolvimento de estruturas de roteiro, planejamentos, produção e execução e práticas de fotografia, captação de som e edição. Metodologia aplicada: conteúdo teórico, exibições didáticas, análises das etapas de produção, formação de equipe técnica e utilização de equipamentos do documentário a partir de argumentos e estruturas de roteiros.

O curso em Lages contou com 14 participantes: Alberto Werner Neto, Ana Flavia Zechini, Ana Maria Netto Machado, Bruno Yared Caprario, Heloíse Inês Guesser, Indianara Vieira, Luis Henrique Freitas Machado, Marcio Rosa Machado, Maria Waltair Carvalho, Mauricio Neves de Jesus, Patrícia Berlanda, Silvana Brum da Silva,   Tatiane Rosa Machado da Silva e Vera Márcia Silva dos Santos, que trabalharam na produção dos documentários “Maria Botão” e “El Dia Em Que Me Quieras”. O primeiro mostra um pouco da vida de Maria Setembrina Formiga, ilustre cidadã lageana que se diverte e diverte as pessoas por onde passa, sempre usando seus vestidos e acessórios criados por ela para momentos especiais como a Festa do Pinhão. O segundo é sobre Vivaldino Benedito de Ataíde (in memorian), conhecido músico lageano que com seu Saxofone tocou em muitos bailes, festas e bares noturnos de Lages e região.

O curso de documentário faz parte do projeto A Escola Vai ao Cinema, que vem contribuindo sobremaneira para o enriquecimento cultural do público escolar e  divulgando o cinema com produções nacionais e internacionais.


Documentários:


- Crianças do CalendárioSão Miguel Oeste
- Consertos em GeralChapecó
- Da Pijuca ao StradivariusXanxerê
- O Choro das VéiaConcórdia
- Maria BotãoLages
- Pare, Olhe, EscuteTubarão
- Magic CubaCriciúma
- Tudo o Que Vocês Vão Ver AquiRio do Sul
- Papa VentoItajaí
- E a Bola Caiu de 3...Brusque


Contato: Iur Gómez
Email: igirelli@yahoo.com.br
Fone: (48) 9953-9994