Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

MTC foi o Único Representante do Setor Cultural e Museal da Serra Catarinense Presente no 3º Fórum Estadual de Museus Realizado em Chapecó/SC

Entre os dias 24, 25 e 26 de Outubro 2011, na cidade de Chapecó/SC, foi realizado o 3º Fórum Estadual de Museus – Gestão Cultural e Compromisso Social. A terceira edição do Fórum teve como principal objetivo estabelecer estratégias de ação da Política Estadual de Museus de forma aberta e democrática, com a participação da sociedade civil de todas as regiões do Estado de Santa Catarina, além do debate sobre temas pertinentes à área. A programação contou com uma diversificada apresentação de trabalhos dos Museus Catarinenses em sessões de comunicação e exposições de banners organizadas num dos salões do Centro Cultural em que foi realizado o evento.


Durante as atividades o público foi dividido em sete grupos de discussão, de acordo com a sua região museológica (Oeste, Meio-Oeste, Serra, Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte). Foi sintomática a ausência de representatividade da Região da Serra, reduzida a participação do Museu Histórico Thiago de Castro. Uma região de grande riqueza cultural e patrimonial como é a Serra Catarinense, foi realmente uma surpresa a completa ausência de participação. De qualquer modo, o grupo da Serra formado por Eveline Andrade do MTC, professora Flávia Pinto, produtor cultural Sérgio Gregório Sartori da Super Nova Produções e professor Eráclito Pereira, com mediação de Valda de Oliveira Fagundes do Ecomuseu Dr. Agobar Fagunde de Blumenau, realizou um diagnóstico preliminar do setor museal da região, com base nos eixos de diretrizes da Política Estadual de Museus. Na oportunidade foram identificadas as potencialidades e os principais problemas vivenciados pelo setor museológico da região, bem como propostas de ação para as políticas públicas, consideradas pertinentes pelos participantes do grupo.

Os resultados do trabalho desenvolvido pelos grupos, após sistematização, foram apresentados na Plenária do Fórum Estadual de Museus, esboçando importantes indicadores para a Fundação Catarinense de Cultura formular uma proposta de estruturação das ações do Sistema Estadual de Museus e um Plano de Ação para os próximos quatro anos no que tange o campo museal catarinense.

Conselho Gestor

Plenária do 3º Fórum






Museu participa do Grupo de Trabalho “Museu e Escola”

No dia 25 de Outubro, em reunião paralela as atividades do 3º Fórum Estadual de Museus, foi realizada a reunião para formação do Grupo de Trabalho (GT) “Museu e Escola” proposto pelo SEM/SC. A reunião contou com a participação dos candidatos das sete regiões do estado e a Diretora de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Sra Andrea Dal Grande. As candidaturas foram articuladas nos Grupos de Discussão Regional do Fórum, levando-se em conta que os profissionais tivessem um perfil tal como o sugerido pela equipe da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina - REM/SC: possuir formação acadêmica na área de museu e/ou educação e/ou áreas afins; atuar ou já ter atuado tanto em museu quanto em escolas e/ou universidades.

GT Museu e Escola
A criação do GT “Museu e Escola” é resultado de uma proposta do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), vinculado à Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no 4º encontro de 2011 da REM/SC – Mesa-redonda “Museu, Educação e Memória: perspectivas de acesso ao patrimônio cultural”, no qual a rede convidou para a mesa representantes da área da Cultura e da Educação. O grupo de trabalho constituído no Fórum de Museus tem como objetivos:

a) realizar um diagnóstico da atual situação, no estado, da relação Museu e Escola;
b) estruturar propostas e estratégias para a aproximação entre os dois campos de atuação;
c) formalizar um relatório que demande ações conjuntas para as áreas.

A formação atual do Grupo de Trabalho apresenta a seguinte composição:

Representante do SEM/SC:
Mauricio Rafael (Coordenador do SEM/SC)

Representante do Comitê Gestor do SEM/SC:
Será definido entre os Conselheiros

Representante da REM/SC:
Christiane Maria Castellen (Titular) e Maria Isabel Leite (Suplente)

Representante da Secretaria de Estado da Educação:
Será indicado pela Secretaria

Representantes por Região do Estado:
Oeste: Fernanda Ben (Titular) e Mara Paulina Arruda (Suplente)
Meio-Oeste: Julio Cezar Corrente (Titular)
Serra: Eveline Andrade (Titular) e Eráclito Pereira (Suplente)
Norte: Viviane Bueno (Titular)
Vale do Itajaí: Bruna Hedler (Titular)
Grande Florianópolis: Silvio Bleyer (Titular)
Sul: Marcelo Feldhaus (Titular)

Aproveitamos a temática para compartilhar o endereço de dois blogs que tratam da questão:

Rede de Educadores em Museus – SC

Repensando Museus, da Prof.ª Maria Isabel Leite, sobre o encontro: