Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Surpresa no Museu!

A última semana de Agosto foi marcada por alegria, quitutes e surpresa! Os Pontos de Cultura de Lages receberam em suas sedes a Comissão Organizadora da Semana Farroupilha, acompanhados de gaiteiro, cesta de doces e muitas “histórias”.

A surpresa no Ponto de Cultura do MTC foi na noite de quarta-feira, 24 de Agosto, às 20:00 h. A equipe do Museu recebeu com muito entusiasmo a comitiva da surpresa que trazia o convite para participação da Semana Farroupilha, evento que promove a reflexão sobre um dos principais movimentos políticos do sul do Brasil Império.

Na ocasião, a equipe do Museu apresentou brevemente o processo de formação do acervo e a trajetória de Danilo Thiago de Castro, responsável pela reunião, organização e fundação desse importante espaço de preservação da memória histórica e cultural de Lages e região serrana. Os visitantes também apreciaram as atividades desenvolvidas pelo projeto “Cultura, Memória e Desenvolvimento”, que tem como principal finalidade a difusão e preservação dos acervos do Museu Histórico Thiago de Castro por meio da Educação Patrimonial.

No Arquivo do Museu foi apresentado parte dos fundos documentais que compõe o acervo, sendo compartilhado com os visitantes bibliografias, fotografias, relatos e documentos referentes a Revolução Farroupilha e a participação de Lages no movimento.

Passada a surpresa da visita, com a devida narrativa de trechos da história da Revolução e contação de alguns “causos” sobre o assunto, os visitantes saborearam um delicioso “brodo” e café com mistura, oferecido pelos anfitriões.

Eliana Lima, integrante da comissão organizadora da Semana Farroupilha, destaca o sucesso das surpresas, salientando o importante intercâmbio cultural promovido pelos encontros nos Pontos de Cultura: “Sucesso total, as Surpresas superaram as expectativas da Comissão Organizadora, num intercâmbio cultural muito importante, levando a integração entre os diversos grupos culturais de nossa cidade.”

As surpresas realizadas entre os dias 22 e 25 de Agosto podem ser acompanhadas através da programação da TV Araucária, do SBT e da Rádio Clube nas próximas semanas. Destacamos ainda que toda a comunidade está convidada a participar da programação artística da Semana Farroupilha, que acontecerá de 07 a 20 de setembro no Parque de Exposições Conta Dinheiro, bem como no encerramento oficial no dia 20 de setembro, às 20h no Teatro Marajoara, quando os grupos farão a "Surpresa" no centro da cidade.

Confiram a programação e prestigiem!