Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Oficina de Crônicas em BLOG

Período: 27,28 e 29 Outubro 2010
Local: SESC Lages
Horário: 19:00h às 22:00h

Com Fábio Brüggemann (Florianópolis/SC)


Oficina gratuita

Inscrições
Através do telefone 3222-3936, com Rudi ou Priscila, ou pelo e-mail priscilabonatto11@gmail.com (quem se inscrever via e-mail, mandar nome completo e telefone para contato).

Com o surgimento de ferramentas online de produção e edição de textos, a literatura ganhou novas possibilidades e formatos de construção. Não são poucos os escritores contemporâneos que, se não fazem uso diretamente de tais ferramentas, levam em consideração sua nova forma de conceber o sentido. A ferramenta do blog, em um primeiro momento, funciona como suporte que privilegia o diário íntimo, mas a definição logo é suplantada e a ferramenta se abre para diversos gêneros discursivos. O encontro direto com o leitor, por exemplo, que pode opinar na caixa de comentários – opinião que, por ser pública, altera sua condição de possibilidade e seu uso social – é uma das novidades que o blog oferece, em relação aos impressos. Outra novidade é o possível uso mais efetivo de imagem e som. A crônica – gênero social, por definição – certamente não fica de fora. O curso, portanto, teórico e prático, pretende fazer uso de ferramentas digitais para a construção de crônicas. Será previsto tanto uma discussão e leitura de cronistas brasileiros consagrados quanto de cronistas contemporâneos que fazem uso da internet. O resultado final do curso será um blog com várias crônicas dos alunos sobre a cidade.

SESC LAGES – 3222-3936
AV. DOM PEDRO II, 1693
B. UNIVERSITÁRIO – LAGES/SC
FAZ BEM PARA VOCÊ