Museu Histórico Thiago de Castro - R Benjamin Constant, esq. R Hercílio Luz, Centro - CEP 88501-110 - Lages/SC - Fone: (49) 3222-7603
e-Mail: mtc.fcl@lages.sc.gov.br / Facebook: facebook.com/museu.thiagodecastro

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

2º Caderno do MTC: "MUSEU, CIDADE E EDUCAÇÃO"

                O Museu Histórico Thiago de Castro – MTC iniciou em Maio de 2010 suas atividades como Ponto de Cultura através do projeto “Cultura, Memória e Desenvolvimento”.  O fomento à preservação patrimonial nas cidades da Região Serrana de Santa Catarina através da reflexão e difusão do patrimônio cultural material e imaterial, é o elemento central das ações desenvolvidas através do diálogo e da relação participativa entre Museu e comunidade. No desenvolvimento do projeto são oferecidas ações educativas que atendem estudantes das escolas públicas e particulares, além de oficinas direcionadas aos professores possibilitando oportunidades de qualificação do debate patrimonial, seminários, e também produção de material didático.


                 O Caderno “Museu, Educação e Patrimônio” foi lançado no ano de 2011 durante a 6ª Semana do MTC. A publicação trouxe textos  abordando o processo de formação do acervo do Museu Histórico Thiago de Castro e a trajetória de colecionador de Danilo Thiago de Castro, além de  discussões acerca da temática “Museu e Escola”, “Patrimônio e Cidadania” e sugestões de atividades para comunidade escolar e professores.

                Neste ano de 2012 o MTC apresenta o 2º Caderno “Museu, Cidade e Educação”. Como na primeira edição, este Caderno foi desenvolvido como uma ferramenta didática para uso de professores e estudantes da rede pública e privada das SDRs de Lages e São Joaquim, além de constituir-se em uma leitura atraente ao público em geral.

Primeira Parte: O Museu e a Escola: uma Relação Sociológica e Histórica. Buscando conectar o eixo Museu, Cidade, Educação o MTC privilegia a relação Escola - Museu compreendendo as potencialidades destas instituições e entendendo o museu como uma esfera não formal da educação humana carregada de potencialidades de estímulo e produção de sentidos.

Segunda Parte: Centro Cívico Cruz e Sousa: Espaço de Afirmação Identitária da Sociedade Negra Lageana e Catarinense e Cidade, Espacialidades e Pluralidade. Espaços da cidade (Lages) enquanto lugares de memória, apropriações e experiências de diferentes grupos sociais tratados por Eráclito Pereira e Frank Nilton Marcon.

Terceira Parte: Museu Histórico Thiago de Castro – entre relatos e fatos. Formação do acervo do MTC através de relatos do fundador do Museu, suas vivências de “guardador de coisas velhas”.

Quarta Parte: Pontos de Cultura de Lages. Projetos: Cultura, Memória e Desenvolvimento; Cultura no Rumo de São João Maria; Teatro Circula-Dô.  Experiências e relatos de atividades destes três Pontos de Cultura da cidade de Lages: Museu Thiago de Castro, Associação Cultural Matakiterani e Menestrel Faze-Dô.

Vá ao MTC ou solicite por e-mail o seu exemplar!